Caros Canzanaz,
O Muribundo Mitik foi fantástico! Parabéns Muribundo és um óptimo anfitrião! Adorei especialmente ver-te do outro lado da barricada: preocupado com a integridade da tua casa... "óh burro limpa as mãos antes de tocares no sofá"... é uma frase que nunca pensei pudesse sair da tua boca...
És quase tão bom como o Orelhas do Benfica!
Se bem se lembram, há algumas semanas, o Orelhas afirmou ter formas secretas de ganhar dinheiro e financiar o Benfica...
... agora está tudo claro!
A Estratégia do FCP pode ser considerada arriscada, pois tem custos de estrutura muito altos, o que obriga esta entidade a vender recorrentemente os seus melhores jogadores por GRANDES preços, para depois utilizar parte deste dinheiro para reconstruír equipas competitivas. Mas, como o FCP é constituído por gente muito competente a estratégia é menos arriscada do que parece a olho nu! O FCP usa a fragilidade do futebol Português para estar consistentemente na Liga dos Campeões, ou seja, GANHA SEMPRE O CAMPEONATO. Na Champions o FCP tem oportunidade para mostrar e rentabilizar os seus novos talentos, quase sempre comprados por preços irrisórios (devido em parte à vontade dos jogadores jovens jogarem num clube como o FCP, que ganha, joga a Champions e vende jogadores aos melhores clubes do mundo - é por isso que o FCP consegue ganhar jogadores a clubes com orçamentos muito superiores!)
... agora a estratégia do Benfica:
o toque de Midas do Benfica foi descoberto! Até agora pouca gente conseguia perceber como com muito menos receitas do que o FCP o Benfica tem conseguido gastar Triliões de cêntimos na compra de jogadores...
No ano passado o Benfica estava ainda numa fase de amadurecimento intelectual... para financiar todas aquelas compras o que é que foi feito:
1. antecipação de receitas (como é óbvio, não pode ser feito para sempre);
2. aumento da dívida
3. venda de grande parte dos passes dos principais jogadores a diversos empresários;
Este ano o Benfica superou tudo e todos, e confesso, ganhou o meu respeito...
... passo a explicar: enquanto no passado o Benfica vendia parte dos passes a empresários astutos, que nunca compram gato por lebre e estão sempre à espera de pagar menos do que o jogador vale... este ano o Benfica evoluíu e mostrou qual era o seu grande segredo: VENDER MAIS JOGADORES!
Realmente não sei como é que nunca ninguém pensou nisso vender jogadores... era esse o grande segredo?
Sim porque criar um fundo de jogadores é efectivamente vender parte dos passes dos jogadores ao fundo! Realmente é de génio e não está ao alcance de mais nenhum dirigente!
Mas, o que eu não posso deixar de respeitar é o facto do Benfica ter utilizado correctamente os mercados financeiros, ao ter vendido MUITO MUITO MUITO CARO os passes de alguns jogadores a benfiquistas ingénuos que agem com o coração e não com a cabeça...
Por exemplo, o Javi Garcia, foi comprado há uns meses por 7 milhões e foi vendido ao fundo (ou seja, a benfiquistas ingénuos) por 17 milhões (acho que foi para aí 25% do passe)... mas realmente escandaloso é o preço de alguns juniores que já foram vendidos por 5 milhões cada! Maravilhoso! Não posso deixar de tirar o chapéu a esta medida!
Mas, não pensem que estou a perder a cabeça ao elogiar o Benfica, porque a realidade é negra, pois entre:
. antecipações de receitas;
. endividamento criminoso;
. vendas de partes de passes a empresários por valores ridiculamente baixos;
. vendas de partes de passes a benfiquistas ingénuos (quem comprou unidades de participação no fundo) por preços ridiculamente altos;
... o Benfica, a esta hora, já só lhe deve faltar a venda das cuecas do Eusébio para o museu de arte moderna de Moçambique!
Qual é a conclusão do post: na minha opinião, isto é o tudo ou nada do Benfica, pois ou esta época e a próxima correm bem e começa a entrar dinheiro fresco (via Champions, mais publicidade, melhores contratos televisivos), ou então o Benfica arrisca entrar no ponto do colapso, de onde nem a sua valiosa marca e 600 milhões de associados o podem tirar... é o tudo ou nada, e eu vou adorar ver o Pintinho pregar os últimos pregos no caixão do Benfica!
Qual o futuro do Benfica?
Fácil. É o Sporting, que todos os meses corre o risco que lhe cortem a luz nos balneários... acho que aí se descobriria a verdadeira função do Pedro Barbosa!
Grande abraço
PS: Já pareço o Sr. Futebol
Sem comentários:
Enviar um comentário