Enfim deixo aqui alguma coisa de útil para as vossas cabeças fúteis.....
A palavra minimalismo se refere a uma série de movimentos artísticos e culturais que percorreram diversos momentos do século XX e que preocuparam-se em se exprimir através de seus mais fundamentais elementos, especialmente nas artes visuais, no design e na música.
Uma pintura minimalista, por exemplo, usará tipicamente um número limitado de cores e terá um desenho geométrico simples. A escultura minimalista, por outro lado, é grandemente focada nos materiais (ver David Smith e Donald Judd). Enquanto muitos acreditam que o minimalismo é um movimento específico das representações geométricas, ele se estende muito além desta restrição.
Ao longo da história da arte durante o século XX, houve três grandes tendências que poderiam ser chamadas de "minimalistas":
A segunda (e mais notável) fase do movimento surgiu de artistas como Sol LeWitt, Frank Stella, Donald Judd e Robert Smithson. Muitos outros artistas contribuíram de maneira importante ao movimento, entretanto, estes parecem exemplificá-lo em suas diversas áreas.
A produção destes artistas, em geral, tendia a ultrapassar os conceitos tradicionais sobre a necessidade do suporte: procuravam estudar as possibilidades estéticas de composição não através de pinturas ou esculturas, mas a partir de estruturas bi ou tridimensionais que podem ser chamadas de "objetos" (ou ainda, "não-objetos", dada a sua inutilidade) e eventualmente de instalações. Desta forma, não se submetiam à limitação que se fazia entre o campo da pintura e o campo da escultura, indo além destes conceitos.


Sem comentários:
Enviar um comentário